Professores Permanentes

Dinani Gomes Amorim

Dinani Gomes Amorim

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), Especialização em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993); Doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) – reconhecido como Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Educação.

Áreas de interesse: Inteligência Artificial com ênfase em Redes Neurais Artificiais, representação de conhecimento e web Semântica na Educação, Aprendizado de Máquina, Reconhecimento de Padrões, Padrões de Metadados Educacionais, Learning Objects e IMS Learning Design.

Ana Paula Penha Guedes

Ana Paula Penha Guedes

Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRRJ e Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRRJ. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada. Pós-Doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD Institucional/UFRRJ/CAPES) e pelo Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade (CNPq).

Linha de pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de interesse: Ecologia trófica, Interação entre organismos e fatores abióticos, Peixes Marinhos.

Leonardo Diego Lins

Leonardo Diego Lins

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, área de concentração em Ensino de Física pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão – FAINTIVISA, Licenciatura em Física pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e Licenciatura em Matemática pela FACIG.

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Saúde. Ecologia Humana e Educação.

Áreas de interesse: Etnomatemática, Etnofísica, Educação Indígena, Ensino de Física, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências. Níveis de Atenção em Saúde, Políticas Públicas em Saúde, SUS, Saúde Coletiva e da Família.

Vitor Prates Lorenzo

Vitor Prates Lorenzo

Possui graduação em farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2010); Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (UFPB, 2016). Atualmente é professor titular do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Atendeu a chamada da SETEC/MEC para participar do programa de estágio em pesquisa aplicada nos colleges canadenses, executando as atividades no John Abbott College. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: antinociceptive, seaweed, caulerpa racemosa, anti-inflamatory e caulerpaceae.

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Saúde.

Áreas de interesse: Antinociceptive, seaweed, caulerpa racemosa, anti-inflamatory e caulerpaceae

 

Cristiana de Cerqueira Silva Santana

Cristiana de Cerqueira Silva Santana

Pós-doutorado em Arqueologia (UFS); Doutorado e Mestrado em Geologia com pesquisas em Arqueologia Costeira Pré-Colonial (UFBA). Estágio de doutorado em Arqueologia Pré-Histórica na Universidade do Algarve (UALG), Portugal. Licenciatura em Ciências Biológicas (UFBA). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) onde leciona na graduação em Biologia, nos Mestrados: Ecologia Humana e Gestão Socioambiental; Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, e nas especializações: Zoologia; Meio ambiente, Educação e Sustentabilidade no Semiárido. Coordena o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UNEB. Desenvolve pesquisa e extensão em Arqueologia; Paleontologia; Ecologia Humana; Educação Científica e Patrimonial.

Linha de pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de interesse: Arqueologia; Paleontologia; Ecologia Humana; Educação Científica e Patrimonial.

Natan Silva Pereira

Natan Silva Pereira

Professor do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – PPGEcoH da Universidade do Estado da Bahia (Campus VIII). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrado e Doutorado em Geociências pela UFPE com estágio de doutorado Sanduíche na Universidade de Copenhague, Dinamarca (2014). Estágios de curta duração na Universidade do Michigan, EUA (2016) , com enfoque na utilização de isótopos estáveis em estudos ecológicos e biogeoquímicos. Estágio de curta duração pela Universidade de São Paulo (2015), com enfoque no treinamento e capacitação para operação e implementação de rotina de análises de isótopos estáveis de C e O utilizando GasBench II. Principal área de atuação está focada na utilização de geoquímica em registros com base em corais e na sua consolidação como uma ferramenta confiável para estudos paleoclimatológicos no Atlântico Sul tropical. Atua também em pesquisas na área de quimioestratigrafia e na resolução de problemas estratigráficos e compreensão de grandes eventos da história da evolução da Terra. Tem experiência em análises de isótopos estáveis tradicionais (C e O) utilizando espectrometria de massa de razão isotópica (IRMS) com Gasbench II acoplado e isótopos estáveis não-tradicionais (Cr) utilizando espectrometria de massa por ionização térmica (TIMS).

Linha de pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de interesse: Estudos de geoquímica isotópica e de elementos traços em otólitos de peixe e foraminíferos

Tâmara de Almeida e Silva

Tâmara de Almeida e Silva

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1988), especialização em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco(1989), mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco(1994) e doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco(2003).

Linha de pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de interesse: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais; Utilização dos Animais.

Sérgio Luiz Malta de Azevedo

Sérgio Luiz Malta de Azevedo

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (1989), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008).

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Educação.

Áreas de interesse: Análise Regional; Educação Geográfica; Ecologia Humana.

Ricardo José Rocha Amorim

Ricardo José Rocha Amorim

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), com mestrado em Engenharia de Produção, ênfase em Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) – revalidado como Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (registrado, processo nº 009949/2009-SRD).

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Educação.

Áreas de interesse: Inteligencia Artificial; Engenharia de Software; Informática na Educação.

Maristela Casé Costa Cunha

Maristela Casé Costa Cunha

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008).

Linha de pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de interesse: Taxonomia de Criptógamos; Ecologia de Ecossistemas; Limnologia; Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Oceanografia.

Maria Herbênia Lima Cruz Santos

Maria Herbênia Lima Cruz Santos

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007).

Linha de pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de interesse: Fisiologia do Crescimento Vegetal; Cultura de Tecidos Vegetais; Recuperação de Áreas Degradadas; Produção de Mudas; Floricultura, arborização urbana e paisagismo.

Juracy Marques dos Santos

Juracy Marques dos Santos

Juracy Marques recebeu o grau de Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2010. Atualmente faz doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal). Fez Pós Doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) e em Antropologia pela UFBA.

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Saúde.

Áreas de interesse: Ecologia Humana; Psicanálise; Educação; Antropologia; Cultura e Artes; Ecologia Cultural.

Ernani Machado de Freitas Lins Neto

Ernani Machado de Freitas Lins Neto

Possui graduação em Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005), Mestrado em Botânica (2008) pela mesma instituição e Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Foi Professor de Ecologia do departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Cinobelina Elvas.

Linha de pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de interesse: Etnobotânica; Domesticação incipiente; Plantas alimentícias; Ecologia vegetal; Ecologia de populações; Plantas medicinais.

Eliane Maria de Souza Nogueira

Eliane Maria de Souza Nogueira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia do Recife (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (outubro de 2005).

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Educação.

Áreas de interesse: Zoologia; Ecologia.

Carlos Alberto Batista dos Santos

Carlos Alberto Batista dos Santos

Biólogo/Etnobiólogo, Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE), Atua na área de Zoologia, Conservação da Biodiversidade, Etnozoologia e Etnoecologia. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais.

Linha de pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Grupo de pesquisa: Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais; Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (GPEME-UNEB).

Áreas de interesse: Conservação da Biodiversidade; Etnozoologia; Ecologia; Etnobiologia; Etnoecologia.

Artur Gomes Dias Lima

Artur Gomes Dias Lima

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz. Docente em Ecologia Médica e Orientador do Programa de Pós Graduação em Ecologia Humana – PPGECoH da Universidade do Estado da Bahia. Sócio e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH. Representante da Regional Bahia de Parasitologia.

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Saúde.

Áreas de interesse: Entomologia Médica, Parasitologia, Zoologia.

Anderson da Costa Armstrong

Anderson da Costa Armstrong

Realizou Fellowship na Divisão de Cardiologia / Imagem Cardiovascular da Johns Hopkins School of Medicine (Baltimore, MD, EUA). Doutor em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador, BA). Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Cardiologia e Especialista em Ecocardiografia pela Universidade de Pernambuco (Recife, PE).

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Saúde.

Áreas de interesse: Cardiologia, Imagem Cardiovascular, Epidemiologia Cardiovascular.

Wbaneide Martins de Andrade

Wbaneide Martins de Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) e mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE). Vice líder do Grupo de Estudos em Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais. Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia.

Linha de pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de interesse: Botânica; Etnobotânica; Ecologia Aplicada.

Anna Christina Freire Barbosa

Anna Christina Freire Barbosa

Licenciada em Ciências Sociais, Especialista em Políticas Públicas e Gestão de Serviços Sociais pela UFPE, Mestre em Economia pela UFC, Mestre em Sociologia pela UFPE, Doutora em Ciências Sociais pela UFRN. Professora Adjunta na Universidade do Estado da Bahia e na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina/PE. Líder do grupo de pesquisa Direito e Sociedade. Membro do Comitê de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Linhas de Pesquisa: Ecologia Humana e Educação.

Áreas de interesse: Cultura, Desenvolvimento Econômico, Estudos de Gênero e Sociologia Jurídica. Tem interesse em Teoria Sociológica e Sociologia da Arte.

Elizeu Pinheiro da Cruz

Elizeu Pinheiro da Cruz

Doutor em Ciências Sociais, antropólogo, biólogo, pesquisador das humanidades e professor desde 2001. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bacharelado em Ciências Sociais / Antropologia, Bacharelado em Humanidades, Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências e Doutorado em Ciências Sociais. Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Licenciatura em Ciências Biológicas. Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Assessor Técnico para Assuntos de Implantação e Reconhecimento de Cursos de Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação da UNEB, e Coordenador da Câmara de Assessoramento e Avaliação Interdisciplinar da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Linhas de Pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de interesse: Ciências Biológicas e Em Ciências Sociais / Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia, antropologia da natureza/das ciências, sociologia das ciências, conservação da biodiversidade, ecologia política e gênero nas ciências.

Gervásio Paulo da Silva

Gervásio Paulo da Silva

Doutor em Ciências Biológicas – Microbiologia Aplicada pelo Instituto de Biociências de Rio Claro- UNESP (2010). Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia.

Linhas de Pesquisa: Ecologia Humana e Saúde.

Áreas de Interesse: Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: coliformes fecais, coliformes, água de sistemas alternativos de abastecimento, técnica do número mais provável e qualidade microbiológica da água.

Patricia Barros Pinheiro

Patricia Barros Pinheiro

Pós-Doutorado na área de Oceanografia Pesqueira, Doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), Mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999). Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VIII em Paulo Afonso-BA.

Linhas de Pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de Interesse: Biologia e Ecologia de peixes do submédio São Francisco, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores e marinhas, e também na área de Oceanografia Costeira.

Clecia Simone Goncalves Rosa Pacheco

Clecia Simone Goncalves Rosa Pacheco

Pós-doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNIVASF). Doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT/UNIVASF). Doutora em Educação (UCSF – Argentina). Mestre em Ciências da Educação (UI – Lisboa/Portugal). Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP). Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental (Universidade Estácio Sá/SP). Licenciada em Geografia (UPE). Bacharelanda em Geografia (UNESA). Docente efetiva do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

Linhas de Pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de Interesse: Geociências, com ênfase na Geografia Física, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Paleoecologia, Paleoecossistemas, Paleoagroecossistemas, Agroecologia, Etnoecologia, Território e Desenvolvimento Sustentável.

André Alves Portella

André Alves Portella

Graduação em Ciências Econômicas (1999) pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Mestre em Direito Financeiro e Tributário (2002) e Doutor em Direito Financeiro e Tributário (2004) pela Universidad Complutense de Madrid, Pós-doutor em Sociologia, Filosofia e Antropologia Política pela Université de Paris Nanterre, Paris X, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 (PQ2).

Linhas de Pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Áreas de Interesse: Aspectos jurídicos do overbooking; Controle Tributário do Comércio Eletrônico; Direito Tributário Municipal; Financiamento dos Direito Fundamentais; Tributação, desenvolvimento e Políticas Sociais; Tributação e Novas Tecnologias; Financiamento da Previdência Social, direitos e garantias fundamentais; Direito Financeiro e Tributário; Financiamento público e dignidade da pessoa humana. Análise da estrutura do financiamento público Brasil-França e a escassez de recursos para as ações de saúde.

Danilo Mamede da Silva Santos

Danilo Mamede da Silva Santos

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005) e em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Especialista em Família, Gênero e Sexualidade Humana pelo Centro Universitário Facol (2018) e em Sexologia e Sexualidade Humana pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (2020). Mestre em Biodiversidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008) e Doutorado em Engenharia Civil, área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, pela Universidade Federal de Pernambuco (2013).

Linhas de Pesquisa: Ecologia Humana e Saúde

Áreas de Interesse: Microbiologia e Planctologia, com ênfase em bacteriologia, fitoplâncton e biologia molecular; Sexualidade humana, no campo das masculinidades, anodispareunia e anseios sexuais desviantes.

Eltamara Souza da Conceição

Eltamara Souza da Conceição

Possui Graduação em Biologia (1993) pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestrado em Ciências Agrárias (1997) pela Universidade Federal da Bahia, Doutorado em Entomologia (2011) pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-doutorado (2019) na Universidade de Évora em Portugal. Atualmente é Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia.

Linhas de Pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável

Áreas de Interesse: Zoologia, com ênfase em Mirmecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Formicidae, Ecologia, Polinização, Controle Biológico, Comunidade de Formigas e Bioindicadores.

Emanuel Ernesto Fernandes Santos

Emanuel Ernesto Fernandes Santos

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1992), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998) e Doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007).

Linhas de Pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável

Áreas de Interesse: Agronomia, com ênfase em Agroecologia, Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: água salobra, submédio são Francisco, condutividade elétrica, semiárido e manejo do solo.

Gilvânia Patrícia do Nascimento Paixão

Gilvânia Patrícia do Nascimento Paixão

Graduação em Enfermagem pela Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (2008), Especialização em Obstetrícia pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e extensão (2010), Especialização em cuidados pré-natal e Gestão de enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Linhas de Pesquisa: Ecologia Humana e Saúde

Áreas de Interesse: Saúde da mulher, principalmente nos eixos de amamentação, obstetrícia, violência e questões de gênero.

Maria José Dias Sales

Maria José Dias Sales

Graduação em Biologia pela Universidade do Estado da Bahia (2007). Especialização em Gestão Ambiental em Municípios pela UTFPR (2011); Especialização em Zoologia pela Universidade do Estado da Bahia (2015); Especialização em Metodologias Ativas (UNIVASF), Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e Doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2019).

Linhas de Pesquisa: Ecologia Humana e Educação

Áreas de Interesse: Zoologia com ênfase em invertebrados; Agroecossistemas; Educação Científica.

Patricia Luiza de Oliveira Rebouças

Patricia Luiza de Oliveira Rebouças

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1996), Especialista em Entomologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestre em Ecologia e Biomonitoramento (2004) pela Uuniversidade Federal da Bahia e Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2016).

Linhas de Pesquisa: Ecologia Humana e Educação

Áreas de Interesse: Zoologia, Ecologia e Fisiologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Interação abelha-flor, polinização, Biologia de abelhas.


Professores Colaboradores

Luciano Sérgio Ventin Bomfim

Luciano Sérgio Ventin Bomfim

Possui graduação em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (1982), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1986), graduação em DIREITO pela Universidade do Estado da Bahia (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Filosofia – Universitaet Gesamthochschule Kassel (2000).

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Educação.

Áreas de interesse: Ecologia Humana; Educacao Contextualizada; Política Educacional; Filosofia da Educação.

Marta Maria Oliveira de Santana

Marta Maria Oliveira de Santana

Doutorado (2016) e Mestrado (2012) em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela UNAERP (2000). Bacharelado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (2003); Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1990). Docente da Universidade do Estado da Bahia – Campus VII.

Linhas de Pesquisa: Ecologia Humana e Saúde.

Áreas de Interesse: Diagnósticos de saúde, clínica, terapêutica, manejo e sustentabilidade de ovinos e caprinos; Potencialidades da flora da caatinga para uso terapêutico veterinário. Saúde animal e sua relação com o homem (Zoonoses); Orientações sobre saúde animal e sustentabilidade de rebanhos à comunidades rurais de ovinocaprinocultores; Educação sanitária relacionada às principais doenças zoonóticas do semiárido, à guarda responsável de animais domésticos, à sustentabilidade ambiental e social voltadas à convivência saudável e produtiva entre humanos e animais.

Iramaia De Santana

Iramaia De Santana

Doutora em Biologia Marinha e Aquicultura (UFRPE 2016); Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraiba (2001); Especialista em Zoologia (UEFS); Graduação em Biologia (UNEB). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Linhas de Pesquisa: Ecologia Humana e Saúde

Áreas de Interesse: Saúde e meio Ambiente; Exploração Sustentável de Lutjanidae explorados pela Pesca Artesanal da Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte da Bahia (APA/LN), a partir de dados de reprodução e crescimento.

Maria do Socorro Pereira de Almeida

Maria do Socorro Pereira de Almeida

Doutora em literatura e cultura pela UFPB. Mestre em Literatura e Interculturalidade pela UEPB. Especialista em Literatura brasileira pela UFPE, possui graduação em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife. Professora adjunta II da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UAST. 

Linhas de Pesquisa: Ecologia Humana e Educação

Áreas de Interesse: Letras, Teoria da literatura, Literatura Portuguesa, brasileira, popular e infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e meio ambiente (Ecocrítica), estudo do espaço na literatura, Literatura e ensino, Cultura, Sertão, Mulher e literatura.

Gabriela Macêdo Aretakis de Almeida

Gabriela Macêdo Aretakis de Almeida

Graduação em Ciências Biológicas (2011) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestrado em Ecologia (2014) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Doutorado (2018) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco.

Linhas de Pesquisa: Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável

Áreas de Interesse: Gestão Ambiental e Tratamento de resíduos.


Professores Visitantes

Jose Severino Bento da Silva

Jose Severino Bento da Silva

Doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015), Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Graduado em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1996).

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Educação.

Áreas de interesse: Conservação de Áreas Protegidas; Planejamento Urbano e Regional; Educação Ambiental; Ecologia.

Alfredo Wagner Berno de Almeida

Alfredo Wagner Berno de Almeida

Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista CNPQ, pesquisador sênior da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, professor nos seguintes Programas de Pós-graduação – Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Linha de pesquisa: Ecologia Humana e Educação.

Áreas de interesse: Processo de Territorialização, Fatores Étnicos e Planos Político-Organizativos dos Quilombolas; Processos de territorialização, conflitos e movimentos sociais na Amazônia.