LINHA 1 – ECOLOGIA HUMANA E EDUCAÇÃO
Os projetos desta linha de pesquisa se propõem a investigar a inserção da educação nos complexos sistemas ecológicos de diferentes grupos humanos, através da análise dos diferentes processos educativos e suas implicações no campo da Ecologia Humana na Atualidade. Os projetos vinculados a esta linha de pesquisa devem priorizar as questões significativas da práxis pedagógica, formação de professores e políticas públicas em torno de múltiplas temáticas da educação: Corpo/cultura; etnias; mídia/memória/imagem; esporte/lazer, infância/juventude como temas transversais de pesquisa tendo os processos históricos e a memória coletiva das sociedades humanas como referência.
LINHA 2 – ECOLOGIA HUMANA E SAÚDE
A meta principal dessa linha é conduzir um diálogo entre as práticas e saberes das sociedades humanas e sua interação com os processos socioeconômicos, biológico e o ambiente. Buscando reconstruir o conhecimento sobre saúde e doença a partir da visão do homem e das suas experiências sociais, religiosas e ambientais, para isso se faz necessário a aplicação da inter e transdisciplinaridade, para pensar em conjunto os cuidados com a saúde com os seres vivos e com o ambiente, especificando a importância da educação ambiental nesse sistema. Dessa forma a linha c projetos que investigam características das sociedades humanas e do meio físico e social onde estas estão inseridas, numa visão ampla das consequências para a saúde humana e do ambiente, do uso dos recursos naturais sobre o meio biótico e abiótico; cultura e epidemiologia e propostas de intervenção. processos e ações educativas direcionadas para voltados para a saúde humana e o meio ambiente.
LINHA 3 – GESTÃO SOCIOAMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A linha de pesquisa se dedica ao estudo da relação ser humano e natureza, em ambientes naturais (áreas protegidas) e em ambientes modificados (área rural e urbana), focando o uso dos recursos naturais e seus impactos e as políticas públicas relacionadas a este uso. O objetivo destes estudos é buscar a sustentabilidade em todos os seus aspectos (econômico, social, ambiental, ético, cultural etc.), numa perspectiva de busca de novas abordagens e estratégias para o desenvolvimento.